Como e quando visitar

    Deve-se tomar a estrada nacional N103-5, que sai de Chaves em direção a norte, Vila Verde da Raia e Espanha. Uns 3 Km após sair de Chaves, no sítio onde encontramos o cruzamento para Santo Estevão (à direita), viramos à esquerda, por um caminho de terra batida e após 230 metros encontramos a Ecovia do Tâmega e o Observatório de Aves junto à maior lagoa. Devemos estacionar, pois não é permitida a circulação automóvel na Ecovia do Tâmega. Existem diversos caminhos por onde nos podemos deslocar a pé ou de bicicleta, para a observação de aves. Na imagem abaixo destaca-se a verde um percurso que se sugere. Este percurso é principalmente na Ecovia do Tâmega, situa-se na margem do rio e é coadjuvado por um circuito em volta de três lagoas (com 2,5 Km) que permite também a observação de aves nos campos de cultivo.

   Ainda que possa ser feita uma visita mais breve, devem-se disponibilizar 3 a 6 horas para percorrer calmamente os principais locais, sendo melhores as primeiras horas do dia pois são aquelas em que as aves estão mais ativas. Ao fim de semana encontram-se bastantes pessoas pela Ecovia do Tâmega, de bicicleta, a correr ou a caminhar, o que dificulta um pouco a observação de aves nas proximidades da mesma.

    O local é bom para observar aves todo o ano, com maior interesse no outono, inverno e primavera, existindo importantes espécies migratórias, invernantes e nidificantes. No inverno é possível observar grandes bandos de várias espécies de passeriformes, que se alimentam nos campos de cultivo.

Aves do Alto Tâmega 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora